17 metros quadrados! É possível viver mais com menos?

Eu escrevi, antes, sobre a ideia de 17 metros quadrados serem suficientes.
Pra viver. Por pessoa. Não sei como cheguei nessa metragem.

Sei que há um primeiro passo.
É que nenhum desafio de fazer mais por menos acontece sem um ponto de partida.

Afinal, como um pouquinho pode ser muito?
Onde e quando um pouquinho pode ser muito?
Por quê um pouquinho pode ser muito?

Para 17 metros quadrados é preciso mapear para organizar.
Organizar para diminuir.
Destralhar?

Selecinar os pontos. Todos.
Eliminar os excessos. Todos.

Assim, logo de cara. Aquilo que depende de mim. E só de mim. A esfera do eu.
É como aquele lance no avião. Primeiro, a máscara em nós mesmos; depois, no outro.

Prazer, Fernanda.
Comer, vestir, morar.
Trabalhar, sair, criar.
Dinheiro: hein?

Sim, estou em Procedimento de Emergência.

O quê?   Alimentação.   Vestuário.   Moradia.
Por quê?   Tem caroço nesse angu.   Quem tem roupa é rei.  Por esse chão pra viver.
Como?   Pouco pode ser muito.   50 peças bastam.   Entre nós.




O quê?   Trabalhar.   Sair.   Criar.
Por quê?   Tempo é dinheiro.   A vida se faz no outro.   Não é só dinheiro.
Como?   Ainda tentando entender.   Do jeito que for.      Querendo.




O quê   Dinheiro.

Por quê?   Hein?

Como?   Hein?


Eu sei, parece a Pirâmide de Maslow.
Necessidades básicas, para início de conversa.
Comer, vestir, dormir, morar.
17 metros quadrados.

E no raciocínio que aqui se configura, morar é parceria, ops!
E aquele ditado: "cada macaco no seu galho"?
Então, eu, comigo mesma = comer, vestir e destralhar.

Como viver em 17 metros quadrados
(ou... como começar a destralhar para viver com menos e melhor?)
Oba! Aquela graninha pra guardar no fim do mês!

Vamos ao mapeamento:
  • Eu preciso de tudo o que eu tenho?
    • Eu preciso me alimentar como atualmente?
      • (ou sobre como se alimentar com menos, 
      • economizar em tempo de crise, 
      • ter uma cozinha mais eficiente e 
      • ganhar mais saúde). 
    • Eu preciso de todas as roupas que estão no armário?
      • (ou sobre como manter um guarda-roupas versátil gastando pouco, 
      • economizando espaço, tempo e dinheiro na dinâmica doméstica).
    • Eu preciso de todas as coisas que tenho?
      • (ou sobre como se dar conta daquilo que realmente importa).
  • Eu preciso daquilo que não tenho?
    • Ah, esse desejo que não sei real.
      • (ou sobre como economizar respirando três vezes). 
Acompanhe aqui
como um pouquinho pode ser muito.